“Minha vida financeira” do BACEN disponibiliza informações atualizadas dos brasileiros

Como consultar meu histórico bancário? Esta foi a pergunta enviada ao serviço de acesso à informação. Veja a resposta do Banco Central (BACEN).

O Banco Central disponibiliza em seu site a página “Minha Vida Financeira”: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/minhavidafinanceira, em que se pode consultar:

  1. Empréstimos e financiamentos (SCR): contém informações como saldo devedor, modalidade (empréstimo consignado, cartão de crédito, cheque especial, etc) e status (a vencer ou vencida) de empréstimos e financiamentos contratados por pessoa física ou jurídica em cada banco ou outra instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central. As informações são extraídas do Sistema de Informações de Crédito (SCR), banco de dados com informações sobre operações de crédito e garantias contratadas por clientes com as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central,
  2. Contas em bancos e outros relacionamentos (CCS): de natureza cadastral, abrange os relacionamentos mantidos pelos clientes (pessoa física ou jurídica) ou representantes legais com bancos e outras instituições autorizados a funcionar pelo Banco Central. As informações são extraídas do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS), base de dados mantida pelo Banco Central, a partir das informações fornecidas pelas instituições financeiras,
  3. Câmbio e transferências internacionais: disponibiliza informações sobre as operações de câmbio ou de transferências de valores do ou para o exterior em um determinado período, efetuadas pelos clientes. As informações são extraídas do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen), a partir de dados fornecidos pelas instituições financeiras,
  4. Dívidas com o setor público federal (Cadin): de natureza cadastral, contém informações das dívidas de pessoas físicas e jurídicas com órgãos e entidades credoras da administração pública federal, direta e indireta. As informações são extraídas do Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin). As informações são registradas por cada órgão ou entidade federal credora,
  5. Cheque sem fundo (CCF): contém informações sobre cheques devolvidos, que geram inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), banco de dados operado pelo Banco do Brasil.
  6. Tenho chave Pix? Em qual banco?: cadastrei várias chaves Pix, existe algum relatório que mostre todas as minhas chaves cadastradas?
  7. Inexistência de contas em bancos – certidão: como obtenho uma declaração de que não tenho conta ativa em algum banco? Os relatórios do SCR, do CCS e de câmbio são emitidos por meio do Registrato, https://credenciamento.bcb.gov.br, que também pode ser acessado pelo Internet banking ou App do seu banco.

Em caso de dúvidas, recomendamos usar o Fale conosco no nosso site (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/faleconosco) ou ligar para o número 145 (custo de ligação local), disponível em dias úteis, das 8h às 20h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile