O presidente Lula disse, em entrevista ao chegar a Estoril (Portugal), no domingo (28/11), que o Brasil não tem que reconhecer os resultados das eleições em Honduras, ocorridas naquela data. Lula explicou que conversou com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, quando formalizou opinião pessoal em relação à questão. Na mesma entrevista, o presidente informou que enviou carta em resposta à correspondência do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na última sexta-feira. Aos jornalistas, Lula disse que sem “discordância” não haveria graça.

Ouça a íntegra da entrevista aqui:

Para ler, clique aqui.

Lula acredita que na reunião de cúpula sobre mudança climática (COP 15), que será realizada em Copenhague, Dinamarca, no próximo mês, será possível conferir as posições de países como os Estados Unidos e a China. Ele enfatizou que após o Brasil ter divulgado a meta voluntária de redução de emissão de gases que causam efeito estufa, os americanos e chineses resolveram divulgar suas propostas. “É assim que a gente negocia. É assim que a gente faz política”, disse.

A entrevista foi concluída com avaliação sobre o filme Lula, o Filho do Brasil. Para o presidente, a produção “mostra um pouco a verdade do que aconteceu na vida da família Silva”. Lula disse que ficou emocionado: “Espero que vocês assistam e que gostem”.


[19] Comentários