Durante entrevista exclusiva concedida à rádio O Dia FM esta manhã no Rio de Janeiro, o presidente Lula declarou que a primeira medalha que o Brasil vai ganhar nas olimpíadas sediadas aqui será pelo sucesso do País na garantia da paz durante os jogos. Ele acredita que até a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 o Brasil estará “infinitamente melhor do ponto de vista econômico, estará infinitamente melhor do ponto de vista educacional e nos vamos ter o Brasil infinitamente melhor do ponto de vista da segurança publica”. E não duvida que será possível ter segurança total nos eventos, desde que todos se envolvam nessa causa.

Lula defendeu que as autoridades políticas precisam trabalhar duro para despertar a paixão pelo esporte entre as crianças e os jovens brasileiros. Além de preparar o País para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, evita que muitos se envolvam com a criminalidade. “Nos temos a obrigação política agora de mobilizar o Brasil para ficar quatro anos no mesmo estado de emoção que estávamos quando conquistamos as olimpíadas.”, afirmou, dizendo que assim como educação, esporte para ele não é um gasto mas sim um investimento.

O presidente também falou dos investimentos do governo federal na melhoria das condições de vida de comunidades pobres da cidade maravilhosa, que estão levando o Estado para áreas onde ele não estava e melhorando a vida do povo, além de trazer melhores perspectivas de vida especialmente para os mais jovens. Com relação à segurança pública, lembrou da experiência dos jogos pan-americanos realizados no Rio, que para ele foram jogos “de causar inveja” nesse quesito. E afirmou que os investimentos em segurança já começaram, como os R$ 6 bilhões investidos por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para capacitação de soldados da polícia militar de todo o Brasil.

O assunto da entrevista, em tom de bate-papo, foi principalmente futebol. Lula, que adora o assunto, deu muitos palpites e contou suas preferências em São Paulo e no Rio. Até sobre música o presidente falou, dizendo que gosta de um bom pagode. Ao fim da conversa, agradeceu por participar de uma entrevista em que o assunto principal não era política. Disse que desde 1980 isso não acontecia. “Às vezes as pessoas acham que político só entende de política”, reclamou de brincadeira.

Ouça a íntegra da entrevista:


[25] Comentários